terça-feira, 3 de março de 2015

5 COISAS EM QUE NÃO DEVE POUPAR

Embora com a crise todas tenhamos que ter mais atenção e controlo nos gastos que fazemos, a verdade é que há certas coisas em que vale a pena gastar algum dinheiro, porque como diz o ditado, por vezes o barato sai caro!

1 - Cabeleireiro
E se para um brushing até me ajeito em casa, ou posso ir ao cabeleireiro de bairro ou aquele mais perto do local de trabalho mais baratucho, para trabalhos técnicos de coloração e corte vou a um cabeleireiro de confiança (embora lá deixe os olhos da cara de 3 em 3 meses quando faço nuances para disfarçar os brancos...). A quantidade de amigas que tentaram pintar o cabelo em casa e acabaram por gastar três vezes mais para depois conseguirem corrigir o erro.....!!!!

E se o aspecto técnico é importante (não estou propriamente interessada em sair do cabeleireiro com nuances esverdeadas em vez de castanhas claras, ou com o cabelo ponto acima, ponta abaixo....) a garantia de uso de bons produtos é ainda mais relevante. Maus produtos estragam o cabelo todo, bem como um uso inadequado dos mesmos.

Com a melena não se brinca porque o preço a pagar pode ser demasiado caro!


2 - Carteira

Uma boa carteira compõe e eleva qualquer toilette. E por boa não tem que ser necessariamente de marca, mas sim de pele verdadeira. Uma carteira de pele, de cor neutra (bege, cinzenta, castanha ou preta) e de modelo clássico pode durar uma vida. Mesmo que custe € 500, se a usarmos durante 10 anos, sai-nos a €50 por ano, o que continua a ser um excelente negócio.
 

As carteiras de pele, desde que devidamente cuidadas, duram anos a fio impecáveis. Eu tenho por hábito, de 6 em 6 meses, hidratar as minhas com body milk da Nívea ( truque que me foi ensinado por uma vendedora da Furla - bless her!) e ficam como novas!

Aqui ficam uns modelitos que ando a namorar....







3 - Sobretudo
Uma peça chave em qualquer Outono/Inverno é um bom sobretudo, de tom neutro (camel, cinzento ou preto). E por bom referido-me a um tecido de lã ou, pelo menos, com uma grande percentagem de lã (e se for de caxemira ainda melhor!). Tal como as carteiras, um sobretudo de corte clássico dura anos e nunca passa de moda! De novo, um preço mais elevado dividido por um elevado número de anos de uso, faz com que o investimento inicial compense.

A este respeito já me converti, há anos, aos sobretudos da Max Mara. São caros, sim senhora, mas duram uma vida. Tento sempre comprá-los em saldos, em Itália onde a marca é mais barata ou em outlets.




 


4 - Sérum
Há medida que envelhecemos é necessário cuidar (ainda) mais da pele, dando-lhe os nutrientes e componentes que lhe fazem falta. Embora já existam no mercado séruns a preço mais amigo, a verdade é que os mais caros têm, regra geral, maior concentração de princípios activos e usam tecnologia mais moderna. E se podemos poupar no hidratante de dia ou no bálsamo ou leite de limpeza, no sérum vale a pena tentar comprar o melhor que nos for possível, pelo menos se forem como eu, que pretende evitar (ou pelo menos atrasar o mais possível) o rendez vous com o cirurgião plástico.

A este respeito mais refiro que, por vezes, os seruns de perfumaria não são (excepção feita à La Prairie, que tudo o que experimentei era muitíssimo bom mas custava o equivalente a um rim no mercado negro!!!!!) necessariamente, os melhores. Há marcas excelentes na farmácia (Skinceuticals, MartiDerm, Filorga, etc) e nestas coisas nada como consultar um bom dermatologista para nos recomendar o produto mais adequado.





5 - Manicure
Pessoalmente, adoro que me arranjem as unhas e é uma coisa que me descontrai imenso! Acho que umas mãos de senhora, cheias de peles e com o verniz lascado são uma coisa do pior! Como não tenho muito jeito para pintar as unhas, recorro quase sempre a uma profissional, optando por levar sempre o meu verniz e topcoat para garantir que a manicure dura mais e que, em caso de uma lascadela inadvertida, a consigo disfarçar até à próxima marcação!


14 comentários:

  1. Concordo com tudo! Tento seguir à risca, faz toda a diferença! Agora com o cabelo ando sempre tipo à toa, isto porque já estava farta do corte que o meu cabeleireiro de sempre fazia ao meu cabelo por mais que lhe pedisse para mudar. Decidi arriscar o corte num conhecido cabeleireiro da nossa praça (Lisboa) e finalmente tenho o cabelo com o corte que queria, mas não gostei nada das madeixas... e agora?! Dilemas, dilemas...
    Já agora alguma dica para uma boa técnica de cor em Lisboa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu gosto muito da do Ulisses. Ficam sempre bonitas e naturais.

      Eliminar
  2. Podes explicar melhor isso de passar nivea nas malas de pele? Aplicas com o que?

    ResponderEliminar
  3. Eu aplico o body milk da nívea com as mãos ou com um paninho de algodão :-). A pele da carteira fica hidratada e ficam como novas! Convém experimentar primeiro na parte de baixo da carteira para ver se a pele não mancha.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com (quase) tudo (já explico)! Sou uma naba em termos de cabelos, portanto cabeleireiro sempre (já a minha Mommy por exemplo, consegue pintar em casa na perfeição). Um bom casaco e uma boa carteira duram infinitamente mais, logo a longo prazo o investimento tem melhor retorno :D Skincare merece sempre cuidado (embora existam algumas coisas muito boas a preços simpáticos, há várias marcas como a Sisley e a Skinceuticals que são valor seguro). E acho que se deve investir numa boa manicure, embora eu tenha a felicidade de conseguir fazê-la sozinha e portanto já não gasto dinheiro nisso há muito tempo!

    Uma dica adicional: nas sapatarias Foreva vende-se uma marca de produtos para couros chamada Collonil que tem um spray Collonil Waterstop que serve de protector e impermeabilizante para couro. Eu descobri isto há anos quando comprei a minha "velhinha" Bayswater, porque a Mulberry vai ao ponto de recomendar especificamente o Waterstop para os cabedais deles! Desde então compro isto regularmente e uso em carteiras, alguns sapatos e até casacos de cabedal. E também as hidrato regularmente, com muito amor e carinho :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que óptima dica essa do Collonil!! vou ver se compro! Obrigada! :-)

      Eliminar
  5. Concordo com tudo em género, número e grau... mas agora essa do cabeleireiro lembrou-me uma situação muito caricata: há uns 2 anos fiz um corte num salão de cabeleireiro bastante conhecido e que aparece aí nas revistas e não só. Como saí de lá com o cabelo ondulado, o corte era encadeado e em casa apostava na praticidade do mesmo tipo de penteado, só me apercebi duas semanas depois, quando fui a uma dessas cabeleireiras de bairro fazer o brushing e ela me mostra a parte de trás toda mal cortada e impossível de disfarçar com o cabelo liso! Tive para morrer e corrigir este erro levou meses e dois cortes acima dos ombros, o primeiro para disfarçar e não ficar demasiado curto e o segundo para conseguir ficar com ele impecável. Além disso ainda precisei de refazer madeixas que havia feito à pouco tempo, mas que como não começavam na raiz com o segundo corte (aquele para disfarçar o mau) ficaram bem foleiras. Se juntarmos a isto, a frustração de quem estava a tentar deixar o cabelo crescer há meses...Só me lembro da minha querida cabeleireira (que não devia nunca ter abandonado, também ela cara mas muito competente e que nunca me desiludiu) a remediar o corte e a tentar não dizer mal de um colega de profissão que nem conhecia, mas que a dada altura não se controlou e disse "é que isto está tal mal que nem consigo perceber a origem do erro aqui"! É para aprender que nisto dos cabeleireiros também existem almas gémeas e quando encontramos aquela que nos entende sempre, sem muitas vezes ser preciso falar ou explicar muito, não podemos largar nunca! Vale ouro encontrar alguém da nossa confiança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes nesses cabeleireiros da "moda" ou mais conhecidos também há com cada artista!!! Que horror! Imagino o choque de perceber que o cabelo estava todo mal cortado...isto quando se acerta com um cabeleireiro é mantê-lo! É bom ter alguém que conhece bem o nosso cabelo e os nossos gostos pessoais!

      Eliminar
  6. Eu cá não uso cabeleireiros ou manicuras (e não gosto mesmo), advogo as carteiras e os sobretudos mas junto-lhes os sapatos (por favor, há poucas coisas mais reles do que uns sapatos foleiros) e sublinho todo o skincare e, na maquilhagem, produtos de preparação de pele (base, sobretudo). :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim uns sapatos bons e elegantes são também uma peça essencial.
      Eu antes de ter filhos também não tinha grande pachorra para cabeleireiros...mas hoje em dia, aquela hora sossegadita, sem ninguém a chamar por mim ou a pedir-me coisas é o céu :-) !

      Eliminar
    2. Ahahaha, imagino!! Eu tenho a sorte de ter adoptado o estilo trunfa-a-la-gardère, o que me permite secá-la ao ar e cortá-la em casa (a mãezinha também tem jeito para isso).

      Eliminar
  7. Detesto cabeleireiros e manicuras. Acho que arranjo as mãos fora uma vez por ano, e já estou a ser simpática! Quanto ao cabeleireiro já sou mesmo obrigada a ir, mas só porque as brancas não me largam. Isso, e como tenho o cabelo preto, está fácil de ver que não posso prescindir. Mas só não pinto em casa porque dá muito trabalho (tenho o cabelo comprido) e sujo tudo. Mas quando quero algo diferente, a nível de corte, já que de cor nunca mudei, só mesmo em algum sítio em condições.

    Também sou apologista de uma boa carteira e sapatos. Acho que são peças que fazem qualquer look. Não tenho carteiras sem ser em pele, e sapatos (quase) que também não tenho. Eu nas peles uso dois produtos que uso nos sofás. Comprei na Divani & Divani aquando da compra dos sofás, um spray para limpar e outro para proteger. Tenho-me dado muito bem com estes multiusos! Mesmo na minha carteira da Furla. Muito bem mesmo.

    Quanto aos casacos e trench coats que também sou fã tenho outra solução. Normalmente gasto entre €100 a €200 euros num bom tecido e mando fazer uma boa costureira (há poucas), o casaco/trench a gosto, e que não poderia comprar de outra forma.

    Claúdia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Claudia, que sorte a costureira!!!! As coisas feitas à medida ficam sempre melhor!! Por aqui quase que não as há e as poucas jeitosas levam preços tão altos que não compensa.

      Eu não tenho jeito nenhum para as unhas....Tenho mesmo que ir a uma manicure para a coisa ficar bem feita :-)

      Bjs

      Eliminar
    2. Eu também não! Mas como quase só pinto com transparente (não se chama assim, eu sei!) e raramente com branco a coisa escapa!
      Bjs,
      Claúdia

      Eliminar